Acessibilidade / Reportar erro

Comparação de eficácia de duas intervenções educativas na qualidade do sono de idosos: ensaio clínico randomizado* *Extraído da tese de doutorado “Efeitos de tecnologia educacional na qualidade de sono de idosos: estudo randomizado controlado”, Universidade Federal do Piauí, 2019.

RESUMO

Objetivo:

comparar a eficácia de intervenção educativa mediada por cartilha com orientações verbais de enfermagem na melhora da qualidade do sono de idosos.

Método:

ensaio clínico randomizado, simples-cego, realizado com 126 idosos, dos quais 62 foram alocados no grupo 1, que recebeu educação em saúde com uso de cartilha educativa, e 64 no grupo 2, que foram expostos à educação em saúde com orientações verbais de enfermagem. A qualidade do sono foi verificada pelo Índice de Pittsburgh, Escala de Sonolência de Epworth e variável minutos que leva para dormir. Para comparar os pré e pós-testes, intragrupo, utilizaram-se os Testes de Wilcoxon e Qui-Quadrado. A mudança de status foi avaliada pelo Teste Qui-Quadrado de McNemar. Para comparar grupos, utilizou-se Mann-Whitney e Qui-Quadrado. O nível de significância foi de 5%.

Resultados:

os idosos de ambos os grupos apresentaram melhora na qualidade do sono (p > 0,05) após as intervenções. Não houve diferença estatisticamente significativa entre as intervenções.

Conclusão

a intervenção educativa mediada por cartilha e as orientações verbais de enfermagem foram igualmente eficazes na melhora da qualidade do sono de idosos. RBR-993xf7.

DESCRITORES
Idoso; Sono; Cuidados de Enfermagem; Tecnologia Educacional

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br