Acessibilidade / Reportar erro

Terapias não farmacológicas no tratamento de transtorno do estresse pós-traumático em emergencistas: revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

Identificar as terapias não farmacológicas utilizadas no tratamento do transtorno de estresse pós-traumático em profissionais emergencistas.

Método:

Revisão de escopo conforme orientações do Instituto Joanna Briggs e do protocolo PRISMA-ScR. A busca foi realizada em nove bases de dados, portais de teses e dissertações e por meio de buscador eletrônico.

Resultados:

Foram selecionados e caracterizados 23 estudos, que foram categorizados em seis eixos temáticos, sendo eles: terapia com suplementação alimentar com ômega 3, arteterapia, terapia com exercícios físicos, terapia envolvendo a técnica mindfulness, terapia com elementos da natureza e psicoterapia, que foram apontados como tratamentos não farmacológicos para esta psicopatologia em profissionais emergencistas e, ainda, o recurso da psicoterapia via telessaúde como uma alternativa no tratamento.

Conclusão:

É necessário maior número de evidências que suportem a terapia dietética, enquanto as demais alternativas terapêuticas encontradas apresentaram resultados positivos, encontrando suporte nas recomendações nacionais e internacionais de tratamento e prática clínica.

DESCRITORES:
Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos; Socorristas; Terapias Complementares; Enfermagem em Emergência; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br