Acessibilidade / Reportar erro

Subconjunto Terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem para pacientes hospitalizados por queimaduras

RESUMO

Objetivo:

Elaborar uma proposta de subconjunto terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem para pacientes queimados.

Método:

Estudo metodológico, seguindo-se as etapas: identificação de achados clínicos; mapeamento dos termos; construção dos enunciados de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem; validação de conteúdo dos enunciados; e estruturação do subconjunto com o modelo teórico das Necessidades Humanas Básicas. A validação de conteúdo foi realizada por 26 enfermeiros especialistas, por meio do Índice de Validade de Conteúdo, sendo considerados validados enunciados ≥ 0,80.

Resultados:

Foram validados 36 diagnósticos/resultados e 119 intervenções. Dentre estes, os que apresentaram maior índice foram: Função do Sistema Respiratório, Prejudicada/Função do Sistema Respiratório, Eficaz; Volume de Líquidos, Prejudicado/Volume de Líquidos, Eficaz; Ferida por Queimadura/Cicatrização de Ferida, Eficaz; Dor, Aguda/Dor, Ausente e como intervenções: Monitorar Sinais Vitais; Monitorar Equilíbrio de Líquidos; Tratar Condição da Pele; Avaliar Resposta ao Manejo (Controle) da Dor.

Conclusão:

Os enunciados validados retratam as necessidades humanas básicas de pessoas com queimaduras, sendo as psicobiológicas as mais predominantes.

DESCRITORES
Queimaduras; Cuidados de Enfermagem; Processo de Enfermagem; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Classificação

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br