Acessibilidade / Reportar erro

Redução de danos no contexto de substâncias psicoativas: discursos da enfermagem da atenção primária à saúde* * Extraído da dissertação “Os sentidos da redução de danos nos discursos de profissionais de enfermagem da atenção primária à saúde”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos, 2020.

RESUMO

Objetivo:

Analisar a produção de sentidos sobre intervenções consideradas de Redução de Danos nos discursos dos profissionais de enfermagem que atuam na Atenção Primária à Saúde.

Método:

Estudo qualitativo embasado no referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de matriz francesa. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com 14 profissionais de enfermagem atuantes na Atenção Primária à Saúde, no período de fevereiro a outubro de 2019.

Resultados:

A maioria das práticas de Redução de Danos, executadas pelos profissionais de enfermagem, está direcionada para minimizar riscos e danos físicos. Observaram-se ações de Redução de Danos que pressupõem o acolhimento, o não julgamento e a escuta qualificada do usuário. Alguns profissionais de enfermagem executam ações de Redução de Danos, mesmo não as reconhecendo como tais.

Conclusão:

A produção de sentidos nos discursos dos profissionais de enfermagem abarcou indícios de formações discursivas biomédica e/ou de doença, de prevenção à saúde, de relações interpessoais e de promoção à saúde.

DESCRITORES
Discurso; Enfermagem; Redução do Dano; Atenção Primária à Saúde; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br