Acessibilidade / Reportar erro

Sede perioperatória: uma análise sob a perspectiva da Teoria de Manejo de Sintomas* * Extraído da dissertação "Eficácia do picolé de gelo para manejo da sede no pós-operatório imediato: ensaio clínico randomizado", Programa de Mestrado em Enfermagem, Universidade Estadual de Londrina, 2014.

Estudo teórico com o objetivo de analisar, dentro da perspectiva da Teoria de Manejo de Sintomas, o conhecimento existente na literatura sobre o sintoma sede perioperatória, acrescido da experiência do Grupo de Estudo e Pesquisa da Sede. Descreve-se a sede como um sintoma muito intenso e incidente no período perioperatório, por essa razão não pode ser ignorada. A Teoria de Manejo de Sintomas, adequada para a compreensão do sintoma sede, é uma teoria dedutiva, focada nos domínios Pessoa, Ambiente e Estado de Saúde/Doença e nas dimensões Experiência, Estratégias de Manejo e Repercussões do Sintoma. A utilização da teoria nos leva a considerar a sede perioperatória em seus aspectos multifatoriais, analisando a inter-relação de seus domínios e dimensões com o intuito de evidenciar esse sintoma que tem sido insuficientemente valorizado, registrado e tratado na prática clínica.

Sede; Sinais e Sintomas; Enfermagem Perioperatória; Teoria de Enfermagem


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br