Acessibilidade / Reportar erro

PADRÃO DE COMUNICAÇÃO ENTRE PACIENTES NUM HOSPITAL GOVERNAMENTAL BRASILEIRO* * Trabalho comunicado na 3º Conferência de Investigação em Enfermagem, Lisboa, Portugal, novembro de 1991.

Pattern of communication between patients in a Brazilian government hospital

Numa situação de interação verbal em enfermagem hospitalar, as autoras exploram o contexto do paciente com o objetivo de verificar o padrão de comunicação dos pacientes entre si. Os dados foram coletados através de observação direta do comportamento verbal de uma amostra de 10 pacientes com seus companheiros de enfermaria. Do seu registro em formulário, os dados foram analisados por juizes e classificados à luz do instrumento de Bales. Os resultados apontam para o seguinte padrão de comunicação: 83,1% das unidades de interação foram classificadas na área neutra, 8,8% na área sócio-emocional positiva e 8,1% na área sócio-emocional negativa. As autoras discutem tais resultados, estimulando os enfermeiros a repensarem o valor da comunicação no processo de enfermagem.

Comunicação; Enfermagem; Relações enfermeira-paciente


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br