Acessibilidade / Reportar erro

CAMINHOS E DESCAMINHOS DA PARTICIPAÇÃO: Um desafio a avaliação do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery* * Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Mestrado em Educação da UERJ, 1993. Orientadora. Dra. Mary Rangel.

O estudo descreve os caminhos e descaminhos da participação discente em um Curso de Graduação em Enfermagem. Objetiva identificar as experiências participativas das alunas nos vários ambientes do curso, os pontos críticos, dificuldades e sugestões de aperfeiçoamento da qualidade da participação e das relações aluno-aluno/aluno-professor. Durante o percursso são apresentados os pressupostos teóricos-filosóficos e a metodologia adotada que, numa abordagem qualitativa, adota a análise de conteúdo como meio facilitador de identificar as experiências vivenciadas. A realidade é descrita por 12 alunas concluintes da turma de 1992 e é feita uma avaliação de todo o trajeto vivenciado pelas mesmas em quatro anos de curso. Concluiu-se que há muitos tropeços e obstáculos a ultrapassar mas que alunos e professores estão buscando, no diálogo, reconstruir novos caminhos, mais qualitativos, mais participativos.


ABSTRACT

This study describes the favorable and infavorable outcomes of the student's participation in a nursing undergraduate course. It aims to identify the student's experiences in the several media of the course, the critical points, difficulties and suggestions regarding the elaboration of the participation quality and of the relationships student / student and student-professor. Along it are presented the theoreticar and philosophical assumptions and the methodology adopted, which in a qualitative approach, it adopts the content's analysis as a menas which facilitates identifying the lived happenings. The reality is described by 12 studentes, who finished the course in 1992 and it is done an evaluation of all that has been lived thronett by them during the four-year-course. One infers there are many miscarries and barriers to overcome, but the students and professors are searching, through dialogue, to reconstruct new ways; more qualitatives, more participative.

Texto disponível apenas em PDF

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 1993
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br