Acessibilidade / Reportar erro

Fatores relacionados a complicações teciduais decorrentes da insulinoterapia: estudo transversal* * Extraído da dissertação “Preparo e autoadministração de insulina entre usuários com diabetes mellitus”, Universidade Federal da Paraíba, 2020.

RESUMO

Objetivo:

Identificar os fatores relacionados à ocorrência de complicações teciduais decorrentes da insulinoterapia.

Método:

Estudo descritivo, transversal, realizado em capital do nordeste brasileiro. Aplicaram-se formulário semiestruturado e roteiro de observação para avaliação do desempenho das técnicas de preparo e administração de insulina. Estatística descritiva, teste de associação e regressão logística multivariada foram utilizadas para análise dos dados.

Resultados:

A maioria dos participantes era do sexo feminino (74,2%), com idades entre 51 e 70 anos (50,0%), e nove a onze anos de estudo (36,7%). Destaca-se a presença de algum tipo de complicação local em 73,5% dos participantes e a não realização do rodízio dos locais de injeção em 82,3%. Estar solteiro/viúvo e não realizar rodízio dos locais de aplicação da insulina relacionaram-se às complicações locais e aumentaram as chances de ocorrência destas em 3,51 e 6,70 vezes, respectivamente.

Conclusão:

O estado civil e a não realização de rodízio dos locais de aplicação mostraram-se relacionados ao aumento das chances de complicações teciduais decorrentes da insulinoterapia.

DESCRITORES
Diabetes Mellitus; Insulina; Complicações do Diabetes; Ferimentos Penetrantes Produzidos por Agulha; Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br