Acessibilidade / Reportar erro

Enfermagem na prevenção mecânica de tromboembolismo venoso em pacientes cirúrgicos

La enfermería en la prevención mecánica del tromboembolismo venoso en pacientes quirúrgicos

RESUMO

Objetivo

O estudo teórico apresentado tem por objetivo discorrer sobre o papel do enfermeiro na prevenção mecânica do tromboembolismo venoso em pacientes cirúrgicos.

Método

O estudo considerou as versões atualizadas dos principais guidelines internacionais e revisões acerca do tema. Além de serem discutidas as medidas não farmacológicas de prevenção de tromboembolismo venoso em pacientes cirúrgicos e o papel do enfermeiro.

Resultados

É importante que o enfermeiro cirúrgico inclua, em suas atividades, as avaliações de risco do tromboembolismo venoso e as medidas profiláticas não farmacológicas, baseadas em evidências científicas e protocolos institucionais bem delineados.

Conclusão

Dentre as medidas mecânicas, o uso de meias elásticas de compressão graduada e a compressão pneumática intermitente devem ser asseguradas pelos enfermeiros.

Tromboembolia; Tromboembolia Venosa; Segurança do Paciente; Procedimentos Cirúrgicos Operatórios; Enfermagem de Centro Cirúrgico

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br