Acessibilidade / Reportar erro

Transição do cuidado de pacientes oncológicos: do hospital para a comunidade

RESUMO

Objetivo:

Analisar a transição do cuidado na perspectiva de pacientes oncológicos, em um hospital do sul do Brasil, correlacionando perspectivas com características sociodemográficas e clínicas.

Método:

Estudo transversal utilizando o Care Transitions Measure (CTM) com pacientes oncológicos em tratamento clínico ou cirúrgico após a alta hospitalar. A coleta de dados foi realizada por telefone entre junho e setembro de 2019. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

A pontuação média do CTM de 74,1, foi considerada satisfatória. Os fatores CTM: compreensão sobre medicamentos (83,3) e preparo para autocuidado (77,7) foram satisfatórios, enquanto: preferências garantidas (69,4) e plano de cuidados (66,1) foram insatisfatórios para uma transição de cuidado efetiva e segura. Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre as variáveis sociodemográficas e o CTM. Entre as variáveis clínicas, o câncer primário e o fator de preferências garantidas apresentaram diferenças significativas (p = 0,044).

Conclusão

A transição da assistência hospitalar para a comunidade foi considerada satisfatória na avaliação geral.

DESCRITORES
Continuidade da Assistência ao Paciente; Cuidado Transicional; Neoplasias; Segurança do Paciente

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br