Acessibilidade / Reportar erro

As Redes Sociais dos Familiares Acompanhantes durante Internação Hospitalar de Crianças* * Extraído da Tese de Doutorado “A criança e sua rede familiar: Significações do processo de hospitalização”, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Florianópolis, SC, 2010. Agradecimento à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes pelo apoio financeiro à primeira autora sob orientação da segunda autora e co-orientação da terceira autora, processo 169208-9.

Objetivo

Identificar e analisar as redes significativas de suporte familiar, social e hospitalar descritas pelos familiares acompanhantes de crianças hospitalizadas de 5 a 12 anos, durante o período de internação.

Método

Estudo descritivo, exploratório e de cunho qualitativo realizado com 20 acompanhantes de crianças hospitalizadas em uma unidade hospitalar em uma cidade do Sul do Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas e dos Mapas de Redes sociais significativas, adaptado para o contexto hospitalar.

Resultados

A análise dos dados demonstrou que a rede social mais atuante foi composta por familiares, através de apoio emocional, ajuda material e de serviços. As relações com a equipe de saúde do hospital e com o contexto hospitalar foram citadas como capazes de fornecer apoio ao acompanhante da criança internada.

Conclusão

a identificação das redes sociais no curso da hospitalização da criança possibilita instrumentalizar os profissionais que atuam na instituição objetivando um melhor direcionamento de ações e cuidados destinados à família e a criança hospitalizada.

Rede Social; Cuidadores; Criança Hospitalizada


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br