Acessibilidade / Reportar erro

Análise de Conteúdo da Proposição Diagnóstica Risco de Volume de Líquidos Excessivo em Pacientes em Hemodiálise

RESUMO

Objetivo:

Analisar o conteúdo da proposição diagnóstica risco de volume de líquidos excessivo em pacientes submetidos à hemodiálise.

Método:

Estudo de validação de conteúdo, com 48 juízes que avaliaram o conteúdo da proposição diagnóstica risco de volume de líquidos excessivo, a partir de um instrumento eletrônico de coleta de dados. As respostas dos juízes foram analisadas pelo cálculo do Índice de Validade de Conteúdo e o teste T.

Resultados:

O risco de volume de líquidos excessivo foi considerado adequado, contendo 23 fatores de risco: aumento na concentração de sódio do dialisado; ausência na sessão de hemodiálise; avaliação hídrica insuficiente; baixa autoeficácia para restrição de líquidos; conhecimento deficiente; índice de massa corporal alterada; ingesta excessiva de líquidos, de proteínas e sódio; menor índice do kt/v; remoção inadequada de líquidos na hemodiálise; sede; xerostomia; idosos; comorbidades; declínio da função renal; diminuição do volume urinário; estado inflamatório; hospitalização; níveis séricos de albumina e linfócitos baixos, e de fósforo elevado; e uso de anti-hipertensivos.

Conclusão:

O conteúdo da proposição diagnóstica risco de volume de líquidos excessivo foi considerado adequado pelos juízes.

DESCRITORES
Enfermagem; Estudos de Validação; Diálise Renal

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br