Acessibilidade / Reportar erro

Lesões por pressão relacionadas a dispositivos médicos em pacientes críticos: prevalência e fatores associados* * Extraído da tese “Lesões por pressão relacionadas a dispositivos médicos em pacientes críticos: características clínicas e o olhar da enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2018.

RESUMO

Objetivo:

Determinar a prevalência das lesões por pressão relacionadas a dispositivos médicos em pacientes críticos e analisar fatores associados.

Método:

Estudo epidemiológico, transversal. Dados sociodemográficos, clínicos e dos dispositivos médicos foram coletados. Realizou-se inspeção da pele/mucosas para identificação e classificação das lesões. Análise mediante estatística descritiva, regressão de Poisson e coeficiente de correlação de Spearman.

Resultados:

Foram avaliados 93 pacientes e 58 desenvolveram lesões, com prevalência de 62.4%. Lesões pelo tubo orotraqueal (50%), cateter nasogástrico (44.1%) e vesical (28.6%) foram as mais prevalentes, e as regiões mais afetadas foram, respectivamente: auricular (79.5%), asa do nariz (86.7%) e meato uretral (76.9%). Fatores associados às lesões: edema acentuado (p = 0.005), baixo escore de Braden (p < 0.001) e de Glasgow (p = 0.008), tempo de internação em terapia intensiva (p < 0.001) e diagnóstico de internação classificado como outras causas (p < 0.001). Correlacionou-se o uso de mais de um dispositivo (p < 0.001) e maior tempo de utilização destes (p < 0.001).

Conclusão:

A elevada prevalência de lesões e os fatores associados indicam a necessidade de medidas preventivas e da monitorização de risco.

DESCRIPTORS
Lesão por Pressão; Equipamentos e Provisões; Enfermagem de Cuidados Críticos; Fatores de Risco; Prevalência

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br