Acessibilidade / Reportar erro

A relação entre a liderança autêntica dos enfermeiros e o empoderamento estrutural: revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

Verificar a relação da liderança autêntica dos enfermeiros e o empoderamento estrutural.

Método:

Revisão sistemática realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, Scientific Electronic Library Online e Science Direct /Embase, consultadas até abril de 2019. Foram critérios de inclusão: estudos com enfermeiros, que evidenciassem a relação da liderança autêntica e o empoderamento estrutural, publicados entre 2012 e 2018 em português, inglês ou espanhol.

Resultados:

Foram incluídos cinco estudos, tendo outras variáveis além do empoderamento estrutural: satisfação no trabalho, burnout, bulling, saúde mental, performance, capital social, ambiente de trabalho, retenção dos enfermeiros e qualidade do cuidado. A liderança autêntica apresentou relação positiva com o empoderamento estrutural, melhorando o engajamento e a satisfação no trabalho, diminuindo o burnout e aumentando a qualidade da assistência.

Conclusão:

As instituições de saúde, além do Canadá, local onde estão os pesquisadores desta temática, podem investir na liderança autêntica para melhorar o empoderamento estrutural, proporcionando maior comprometimento dos enfermeiros, aumento da satisfação com o trabalho e qualidade da assistência prestada.

Enfermagem; Liderança; Ambiente de Trabalho; Poder Psicológico; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br