Acessibilidade / Reportar erro

Habilidade de cuidado de cuidadores familiares urbanos e rurais: relação com a sobrecarga, estresse e coping* * Extraído da dissertação: “Habilidade de cuidado, sobrecarga, estresse e coping de cuidadores familiares urbanos e rurais de pacientes em tratamento oncológico”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria, 2019.

RESUMO

Objetivo:

Correlacionar a habilidade de cuidado com a sobrecarga, o estresse e o coping de cuidadores familiares urbanos e rurais de pacientes em tratamento oncológico.

Método:

Estudo transversal, realizado em um hospital de referência no tratamento oncológico, com cuidadores do contexto urbano e rural que responderam aos instrumentos: questionário de caracterização sociodemográfica do cuidador e do cuidado prestado, escala de Estresse Percebido, escala Burden Interview e COPE Breve. Para a análise estatística, foi utilizado o teste de Correlação de Pearson, com nível de significância ≤5%.

Resultados:

Participaram 163 cuidadores urbanos e 59 cuidadores rurais. Entre a habilidade de cuidado e o estresse, constatou-se correlação negativa e moderada nos cuidadores rurais. Na relação da habilidade de cuidado e a sobrecarga, verificou-se correlação estatisticamente significativa nos cuidadores urbanos no fator relação interpessoal e percepção de autoeficácia. Entre o coping e a habilidade de cuidado, identificou-se correlação positiva e moderada no coping focado no problema na dimensão conhecimento nos cuidadores urbanos.

Conclusão:

Cuidadores urbanos apresentaram maior intensidade de sobrecarga e coping focado no problema na relação com a habilidade de cuidado.

Cuidadores; Pacientes; Neoplasias; População Urbana; População Rural; Enfermagem Oncológica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br