Acessibilidade / Reportar erro

Treinamento sobre administração de medicamentos endovenosos na enfermagem pediátrica: estudo antes e depois

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o efeito de um treinamento sobre administração de medicamento endovenoso em pacientes pediátricos na aprendizagem e reação da equipe de enfermagem.

Método:

Estudo quase experimental (pré-e pós-teste), com 38 profissionais da enfermagem que participaram de um treinamento sobre administração de medicamento endovenoso (EV) em pacientes pediátricos cardiopatas. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário com 19 itens para avaliar a aprendizagem dos participantes antes (pré-teste) e após (pós-teste) o treinamento. Analisaram-se os dados por estatística descritiva e analítica (testes binomial e Friedman).

Resultados:

Predominaram enfermeiras (52,6%), média de 41,2 anos de idade e 9,8 anos de experiência profissional na pediatria. Na avaliação da aprendizagem, houve aumento no índice de acertos do pré-teste para o pós-teste em 13 itens, com diferença significativa (p < 0,05) nos quesitos: retirar adornos para higienizar as mãos; usar luva ao administrar medicamento; administrar medicamento com luva, máscara e óculos de proteção; e conferir nome do paciente perguntando a ele ou ao acompanhante.

Conclusão:

O treinamento apresentou efeitos positivos na aprendizagem e reação dos profissionais de enfermagem.

DESCRITORES
Segurança do Paciente; Infusões Intravenosas; Erros de Medicação; Enfermagem Pediátrica; Capacitação em Serviço

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br