Acessibilidade / Reportar erro

Experiências de famílias de adolescentes com incongruência de gênero à luz dos Modelos Calgary para famílias

RESUMO

Objetivo:

conhecer as experiências de familiares de adolescentes com incongruência de gênero.

Método:

estudo de caso qualitativo, apoiado pelo referencial teórico-metodológico dos Modelos Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante em grupos de familiares e análise documental, com oito familiares. A análise dos dados foi realizada seguindo os preceitos da análise de conteúdo.

Resultados:

com a avaliação familiar, emergiram duas categorias: “Desafios em face à transição de gênero”, que evidenciou os problemas relacionados às expectativas criadas ao nascimento, novos nomes, pronomes e fluidez de gênero e o medo do preconceito, e “Aspectos apoiadores diante da possibilidade de transição de gênero”, que revelou o apoio familiar como ponto forte.

Conclusão:

conhecer as experiências permitiu compreender os desafios que os familiares enfrentam ao se deparar com aspectos físicos e emocionais da transição de gênero de seus filhos. Percebeu-se que o ato de procurar ajuda e de oferecer apoio é importante para uma transição saudável. Os achados proporcionaram melhor compreensão das questões familiares e forneceram sugestões de como a enfermagem pode elaborar o cuidado a essa população.

DESCRITORES
Enfermagem no Consultório; Identidade de Gênero; Adolescente; Família; Relatos de Casos; Saúde Mental

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br