Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência do diagnóstico de enfermagem Volume de líquidos excessivo em pacientes submetidos à hemodiálise* * Extraído da dissertação "Acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Volume de líquidos excessivo em pacientes submetidos à hemodiálise", Universidade Federal do Rio grande do Norte, 2014.

Objetivo: Identificar a prevalência do diagnóstico de enfermagem Volume de líquidos excessivo e de suas características definidoras em pacientes submetidos à hemodiálise e verificar a associação entre ambos. Método: Pesquisa transversal realizada em duas etapas. Foram entrevistados 100 pacientes, entre os meses de dezembro de 2012 e abril de 2013, em um hospital universitário e em uma clínica de hemodiálise. A inferência foi realizada por enfermeiros diagnosticadores, entre julho e setembro de 2013. Resultados: O diagnóstico estudado foi identificado em 82% dos pacientes. As características que apresentaram associação estatística foram: agitação, congestão pulmonar, distensão de jugular, edema, eletrólitos alterados, ganho de peso, ingestão maior que o débito e ruídos adventícios. Dentre estas, edema e ganho de peso apresentaram as maiores chances para o desenvolvimento desse diagnóstico. Conclusão: O diagnóstico analisado é prevalente nesta clientela e oito características apresentaram associação significante.


Prevalência
; Diagnóstico de enfermagem
; Diálise renal
; Sinais e sintomas
; Insuficiência renal crônica



Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br