Objetivo
Analisar possibilidades e limites da formação em enfermagem por competência.
Método
Revisão integrativa da literatura acerca do assunto e analise dos resultados de uma pesquisa de avaliação de um curso de enfermagem desenvolvida por áreas de competência, estabelecendo um diálogo entre a revisão e os resultados dessa pesquisa.
Resultados
Quanto à vertente teórica de competência desses artigos, houve um predomínio da matriz construtivista, seguida da funcionalista e da dialógica. No diálogo entre a literatura e a pesquisa observaram-se limites e possibilidades no desenvolvimento de uma formação por áreas de competência.
Conclusão
A abordagem dialógica de competência é a proposição que mais se aproxima do perfil definido pelas DCN para a formação em enfermagem, identificada também na pesquisa de avaliação analisada. No entanto, verificou-se que há aspectos que precisam ser mais bem trabalhados, como: parceria escola e serviço, papel do docente, papel do estudante e processo avaliativo.
Educação; Enfermagem; Programas de educação em enfermagem; Competência profissional