Acessibilidade / Reportar erro

Diagnóstico de enfermagem em pessoa idosa com risco para lesão por pressão* * Extraído da dissertação “Perfil de pessoas idosas hospitalizadas: fatores de risco, prevalência e intervenções para prevenção de lesões por pressão”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, 2020.

RESUMO

Objetivo:

Elaborar diagnósticos de enfermagem e plano de cuidados para indivíduos idosos com lesão por pressão com base nos fatores de risco, visando a prevenção de sua ocorrência nas pessoas idosas hospitalizadas.

Método:

Estudo exploratório, descritivo, transversal com abordagem quantitativa, realizado na Unidade de Clínica Médica de um Hospital Universitário, com 87 prontuários.

Resultados:

Entre as pessoas idosas que apresentaram algum risco para o desenvolvimento de lesão por pressão, verificou-se uma prevalência do sexo feminino, com mais de 80 anos de idade e classificados em risco moderado na Escala de Braden. Destacaram-se as intervenções de enfermagem que estimulam a mobilidade do paciente, controle da pressão, supervisão da pele, nutrição, incontinência e higiene.

Conclusão:

A enfermagem tem papel importante na manutenção da integridade da pele dos pacientes. Cabe salientar a utilização das escalas preditivas de lesão como dispositivo complementar à clínica, para auxiliar no diagnóstico de enfermagem com vistas às intervenções direcionadas aos fatores de risco.

DESCRITORES
Idoso; Hospitalização; Lesão por Pressão; Diagnóstico de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br