Resumo
Objetivo:
Avaliar os constructos “satisfação” e “autoconfiança” em estudantes de Enfermagem que vivenciaram experiências clínicas simuladas no ensino de semiologia e semiotécnica.
Método:
Estudo descritivo, desenvolvido com estudantes do curso de Enfermagem de uma universidade pública federal do interior de Minas Gerais, através de oficinas simuladas semanalmente. Os constructos “satisfação” e “autoconfiança” foram avaliados pela “Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem” e “Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas”.
Resultados:
A amostra final foi de 45 estudantes. A maioria apresentou mais satisfeito (média geral = 4,18) do que autoconfiante (média geral = 4,12). Identificou-se pelo teste de correlação de Spearman uma associação significativa e positiva entre os constructos “satisfação” e “autoconfiança”.
Conclusão:
Os estudantes se sentem autoconfiantes e satisfeitos com o uso da simulação como metodologia ativa de ensino-aprendizagem, destacando-se que quanto maior o nível de satisfação, maior a autoconfiança do aluno.
Descritores:
Aprendizagem; Estudantes de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Treinamento por Simulação