Acessibilidade / Reportar erro

Autopercepção distorcida e insatisfação com a imagem corporal entre estudantes de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Avaliar autopercepção distorcida e insatisfação com a imagem corporal em estudantes de enfermagem.

Método:

Estudo transversal com estudantes de universidade pública. A autopercepção e a satisfação com a imagem corporal foram avaliadas com Escala de Silhuetas e Body Shape Questionnare (BSQ). Calculou-se Índice de Massa Corporal com peso e altura referidos. Análises foram processadas no Stata 15.0, com nível de significância de 5%.

Resultados:

Participaram 93 estudantes. Constatou-se um percentual de 87,1% de autopercepção distorcida, com maior proporção daqueles que superestimavam o tamanho corporal (68,8%). Estavam insatisfeitos com a imagem corporal 89,2% dos estudantes segundo a Escala de Silhuetas, e 55,9% segundo o BSQ. Insatisfação avaliada pelo BSQ associou-se com sexo biológico, estado nutricional, prática de regime alimentar e bullying.

Conclusão:

Os resultados sinalizam a necessidade de se abordar o tema na formação dos enfermeiros, tanto para ajudá-los na aceitação do próprio corpo, como também para que possam atuar de forma efetiva na prática profissional.

DESCRITORES:
Estudantes de Enfermagem; Imagem Corporal; Autoimagem; Educação em Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br