Acessibilidade / Reportar erro

Traços biográficos de Ethel Parsons: uma liderança na enfermagem norte-americana e brasileira

RESUMO

Objetivo:

reconstruir aspectos biográficos de Ethel Parsons no centenário da missão de cooperação técnica para o desenvolvimento da enfermagem no Brasil.

Método:

pesquisa biográfica, realizada pelo método de análise de fontes históricas, que consiste em leitura e interpretação dos documentos coletados.

Resultados:

de família renomada, Ethel Parsons ocupou chefias de serviços de saúde pública e atuou na Cruz Vermelha Americana antes de ser indicada para coordenar a missão da Fundação Rockefeller no Brasil, onde inaugurou o modelo anglo-americano de enfermagem. Por dez anos, Parsons se dedicou a liderar tal missão, que resultou na implantação e difusão, por força de decreto, do modelo anglo-americano de enfermagem. Em 1931, retornou a seu país, onde faleceu em 1953.

Conclusão:

Ethel Parsons se destacou no século XX como mulher e enfermeira, liderando serviços assistenciais de saúde pública nos EUA e no Brasil. Sua biografia demonstra um ideal de profissionalização e ciência a ser conquistado pela enfermagem no cenário assistencial e educacional, que influenciou no delineamento de uma identidade coletiva da enfermagem brasileira.

DESCRITORES
Biografia; Escolas de Enfermagem; História da Enfermagem; Saúde Pública

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br