Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida de cuidadores de indivíduos com acidente vascular encefálico: associação com características e sobrecarga* * Extraído da dissertação "Qualidade de vida relacionada à saúde de cuidadores familiares de indivíduos com sequela de acidente vascular encefálico", Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba, 2014.

OBJETIVO

Averiguar a associação entre a qualidade de vida com as características sociodemográficas e a sobrecarga de cuidadores de indivíduos com sequela de acidente vascular encefálico.

MÉTODO

Pesquisa descritiva, transversal cuja amostra foi composta por 136 cuidadores. Para a coleta dos dados, aplicou-se um questionário semiestruturado e as escalas de Barthel, Burden Interview e Short-Form-36. Para a análise, foram aplicados o teste de correlação e o teste t de Student e F para comparar as médias.

RESULTADOS

Demonstraram médias significativas na associação da qualidade de vida com os cuidadores do sexo feminino e maiores de 60 anos no domínio 'capacidade funcional', e os com maior renda, nos domínios 'saúde mental' e 'vitalidade'. Na associação com a sobrecarga, foram os domínios 'capacidade funcional', 'aspectos físicos', 'aspectos emocionais' e 'dor'.

CONCLUSÃO

É preciso criar políticas públicas e suporte social que sejam efetivos para reduzir a sobrecarga dos cuidadores.

Acidente Vascular Cerebral; Cuidadores; Família; Qualidade de Vida


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br