Acessibilidade / Reportar erro

Atenção Primária à Saúde do imigrante negro durante a pandemia da covid-19* * Extraído da dissertação: “Atenção à saúde do imigrante negro durante a pandemia da covid-19”, Universidade Federal do Paraná, 2021.

RESUMO

Objetivo:

Analisar como foi realizada a atenção à saúde do imigrante negro durante a pandemia da covid-19 na Atenção Primária à Saúde.

Método:

Pesquisa exploratória-descritiva de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com profissionais que atuavam em dez Unidades de Saúde do município de Curitiba, de outubro de 2020 a janeiro de 2021. O racismo estrutural constituiu o referencial conceitual. Os depoimentos foram submetidos à análise de conteúdo após utilização do software MAXQDA como suporte.

Resultados:

Participaram 21 profissionais da equipe multiprofissional e das análises emergiram três categorias: atenção à saúde do imigrante negro na APS durante a pandemia da covid-19; limites e potencialidades da APS para atenção à saúde do imigrante negro; racismo estrutural nas práticas da APS voltadas ao imigrante negro.

Conclusão:

A atuação na pandemia foi pautada por protocolos que não ampliaram a atenção à saúde às populações vulneráveis, entre elas, a de imigrantes negros. A principal barreira foi a comunicação, pois a maioria dos imigrantes negros nos locais pesquisados eram haitianos. O racismo estrutural foi identificado na prática profissional.

DESCRITORES
Atenção Primária à Saúde; Saúde das Minorias Étnicas; Vulnerabilidade em Saúde; Racismo

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br