Acessibilidade / Reportar erro

Cultura familiar versus cultura institucional hospitalar: relação entre dois mundos* * Extraído da tese: “A cultura como referencial de cuidado familiar à criança no hospital: subsídios para o cuidado na enfermagem”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, 2017.

RESUMO

Objetivo:

Compreender a relação entre a cultura familiar e a cultura institucional hospitalar.

Método:

Estudo qualitativo, realizado em 2017, com familiares de crianças internadas em um hospital do Sul do Brasil. Realizaram-se observação não participante, visando familiaridade com o contexto cultural investigado, observação participante, para conhecer as vivências dos informantes, e entrevistas. Os dados foram codificados e realizadas as formulações teóricas e recomendações.

Resultados:

Participaram 15 familiares. A internação hospitalar é um momento de encontro e interação das culturas familiar e institucional.

Conclusão:

A cultura hospitalar apresenta-se como um instrumento de cuidado familiar e a adaptação e flexibilização das normas e rotinas como forma de humanizar o cuidado cultural.

DESCRITORES
Criança Hospitalizada; Família; Cuidado da Criança; Cultura; Enfermagem Pediátrica; Enfermagem Transcultural

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br