Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do national early warning score no monitoramento dos sinais vitais de pacientes no pronto-socorro* * Extraído da tese: “Efeito do uso do National Early Warning Score (NEWS) em pronto-socorro na evolução clínica dos pacientes”, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2021.

RESUMO

Objetivo:

Verificar o efeito do uso do sistema National Early Warning Score (NEWS) na conformidade do intervalo de monitoramento dos sinais vitais com o recomendado em pacientes no pronto-socorro.

Método:

Estudo quasi-experimental, do tipo antes e depois, realizado em um pronto-socorro com 280 pacientes adultos selecionados por conveniência. O efeito do NEWS na conformidade do intervalo de monitoramento dos sinais vitais com o recomendado pelo sistema foi analisado por regressão linear.

Resultados:

Na fase Pré-NEWS, foram analisados 143 pacientes (idade média ± desvio-padrão: 54,4 ± 20,5; sexo masculino: 56,6%) e, na fase Pós-NEWS, 137 pacientes (idade média ± desvio-padrão: 55,5 ± 20,8; sexo masculino: 50,4%). Houve conformidade do intervalo de monitoramento dos sinais vitais com o recomendo pelo NEWS em 92,6% dos registros de sinais vitais após adoção desse instrumento. Essa conformidade foi maior na fase Pós-NEWS em 9% (p < 0,001).

Conclusão:

O uso do sistema NEWS aumentou a conformidade dos intervalos de monitorização dos sinais vitais com o recomendado, porém essa conformidade diminuiu quando o escore NEWS apontou para intervalo menor no monitoramento dos sinais vitais.

DESCRITORES
Sinais Vitais; Escore de Alerta Precoce; Deterioração Clínica; Cuidados de Enfermagem; Serviço Hospitalar de Emergência

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br