Acessibilidade / Reportar erro

Aplicabilidade clínica do subconjunto terminológico cuidados paliativos para um morrer com dignidade* * Extraído da dissertação “Validação clínica do subconjunto terminológico CIPE® cuidados paliativos para um morrer com dignidade”, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde, 2021.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a aplicabilidade clínica do subconjunto terminológico da classificação internacional para a prática de enfermagem cuidados paliativos para um morrer com dignidade, em oncologia.

Método:

Estudo prospectivo, de avaliação de aplicabilidade clínica de 33 diagnósticos/resultados e 220 intervenções de enfermagem. Usou estudos de caso de 20 pacientes oncológicos em paliação. As etapas do processo de enfermagem foram operacionalizadas por duas enfermeiras. Utilizou-se estatística descritiva para apresentar, conforme o modelo teórico, os diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem identificados nos pacientes. Foram considerados aplicáveis na prática clínica todos os enunciados identificados nos pacientes em algum momento da assistência.

Resultados:

Foram identificados 29 diagnósticos/resultados de enfermagem e 197 intervenções de enfermagem do subconjunto.

Conclusão:

No contexto dos cuidados paliativos em pacientes com doença oncológica afirma-se a aplicabilidade clínica de 87,8% dos diagnósticos/resultados e 89,5% das intervenções que compõem o subconjunto terminológico cuidados paliativos para um morrer com dignidade.

DESCRITORES
Cuidados Paliativos; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Processo de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br