Acessibilidade / Reportar erro

Respostas psicológicas disfuncionais em enfermeiros de Unidades de Cuidados Intensivos: uma revisão sistemática da literatura

Resumo

OBJETIVO

Rever sistematicamente evidências de respostas psicológicas disfuncionais em Enfermeiros de Unidades de Cuidados Intensivos (EUCI), com foco na ansiedade, sintomas depressivos e fatores relacionados.

MÉTODO

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com avaliação crítica e síntese de dados dos estudos, nas bases de dados da CINAHL, PubMed e Scopus, para o período de 1999 até ao presente. Foram utilizados os seguintes termos de pesquisa, individualmente ou em combinação: "estado mental" "sintomas depressivos" "ansiedade" "enfermeiros de UCI" "PTSD" "burnout" "fadiga da compaixão" "stress psicológico".

RESULTADO

Foram incluídos treze estudos quantitativos em Inglês e Grego. Os resultados sugerem um aumento da carga psicológica nos EUCI comparativamente com outras especialidades de enfermagem, assim como com a população em geral.

CONCLUSÕES

Estudos internacionais de investigação sobre a resposta psicológica de EUCI são limitados. Estudos futuros, longitudinais e de intervenção, irão contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno.

Descritores
Equipe de Enfermagem; Terapia Intensiva; Ansiedade; Depressão; Esgotamento Profissional; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br