Acessibilidade / Reportar erro

A prevenção da violência por parceiro(a) íntimo(a) na adolescência: uma revisão integrativa* * Artigo extraído da disciplina "A Tipesc e o enfrentamento da violência doméstica na perspectiva de gênero e geração", Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, Programa de Pós-Graduação Interunidades de Doutoramento, Escola de Enfermagem/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2014.

Resumo

OBJETIVO

Analisar a produção científica sobre a prevenção da violência por parceiro(a) íntimo(a) entre adolescentes no campo da saúde, considerando as categorias de gênero e geração.

MÉTODO

Revisão integrativa, cuja busca foi realizada nas bases de dados LILACS, PubMed/MEDLINE e SciELO.

RESULTADOS

Foram selecionados 30 artigos. Os resultados indicam que a maior parte dos estudos tratava da avaliação de intervenções por programas de prevenção da violência por parceiro(a) íntimo(a). O método predominante foi o quantitativo, no que concerne à área de conhecimento os estudos concentram-se nas áreas de enfermagem, psicologia e medicina. A maioria dos cenários dos estudos foi constituída por escolas, seguidos de domicílio, hospital, centro de saúde e tribo indígena.

CONCLUSÃO

Constata-se que a análise do fenômeno não foi realizada a partir de uma perspectiva de gênero e geração, estando a produção científica pautada nos moldes positivistas de pesquisa, que se aproximam da lógica da saúde pública clássica e centrada na dimensão singular.

Descritores:
Adolescente; Violência; Violência Doméstica; Gênero e Saúde; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br