Acessibilidade / Reportar erro

Estilos de gestão no trabalho de enfermagem ambulatorial: impactos na saúde do trabalhador* *Extraído da tese: “Fatores de riscos psicossociais e dimensões do trabalho em profissionais de enfermagem de ambulatório universitário”, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021.

RESUMO

Objetivo:

Analisar os estilos de gestão em ambulatórios de hospitais universitários e seus impactos na saúde dos trabalhadores de enfermagem.

Método:

Estudo quantitativo, transversal, participaram 388 profissionais de enfermagem atuantes em 11 ambulatórios vinculados a universidades públicas no Rio de Janeiro. Utilizamos a Escala de Estilos de Gestão, a Escala de Sofrimento Patogênico no Trabalho e a Escala de Danos Físicos e Psicossociais relacionados ao Trabalho.

Resultados:

Os estilos de gestão gerencialista e coletivo apresentaram presença moderada para a equipe de enfermagem dos ambulatórios. As características do estilo de gestão predominantemente gerencialista, evidenciadas pela falta de participação na tomada de decisão, o trabalho fortemente hierarquizado, focado nas normas e controle, atuaram como preditores das vivências de sofrimento e dos danos físicos, psíquicos e sociais apresentados pelos profissionais atuantes nesse contexto.

Conclusão

A análise dos estilos de gestão permitiu elucidar características que têm potencial para impactar negativamente a saúde dos trabalhadores destacando-se a necessidade de rever os modelos de gestão atualmente adotados para a equipe de enfermagem ambulatorial.

DESCRITORES
Equipe de Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Gestão em saúde; Gestão de Recursos Humanos; Instituições de Assistência Ambulatorial

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br