Acessibilidade / Reportar erro

Letramento em saúde e qualidade de vida entre pessoas em áreas semiurbanas e urbanas

RESUMO

Objetivo:

investigar o nível de letramento em saúde, qualidade de vida e fatores relacionados em áreas semiurbanas e urbanas.

Método:

este estudo transversal foi realizado entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019 com 595 participantes. As variáveis encontradas significativas na análise de regressão bivariada foram incluídas na análise de regressão multivariada.

Resultados:

de acordo com os escores obtidos na Health Literacy Scale, os níveis de letramento em saúde dos participantes de 76,5% estavam adequados. Os fatores que afetaram a pontuação da Health Literacy Scale em áreas semiurbanas foram escolaridade, renda, presença de doença crônica, percepção de saúde e compreender as informações de saúde fornecidas. Os fatores que afetaram a pontuação da Health Literacy Scale em áreas urbanas foram idade, estado civil, hábitos de leitura, presença de doença crônica e compreender as informações de saúde fornecidas (p < 0,05). Houve uma diferença estatisticamente significativa entre os participantes que vivem em áreas semiurbanas e urbanas em termos de letramento em saúde e níveis de qualidade de vida (p < 0,001).

Conclusão:

o nível de letramento em saúde foi inadequado em três dos dez participantes, sendo ainda menor nas áreas semiurbanas.

DESCRİTORES
Letramento em Saúde; Qualidade de Vida; População Suburbana; Área Urbana

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br