Acessibilidade / Reportar erro

Limites e possibilidades na gestão universitária realizada por enfermeiros gestores* * Extraído da dissertação: “Gestão universitária: significado para enfermeiros docentes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública”, Programa de Pós- Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

Resumo

Objetivo:

Compreender limites e possibilidades na gestão universitária realizada por enfermeiros gestores do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública.

Método:

Pesquisa qualitativa, com referencial teórico-metodológico ancorado na Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta de dados ocorreu entre maio e setembro de 2016, e o cenário estudado foi o Departamento de Enfermagem de uma universidade pública da região Sul do Brasil.

Resultados:

Dentre as possibilidades, destacaram-se o perfil empreendedor e a liderança nas relações interpessoais, além da corresponsabilização na captação de recursos públicos para resolução das demandas educacionais universitárias; como limites, a escassez de recursos financeiros e a elevada demanda de atividades burocráticas que repercutem em morosidade dos processos de gestão pública universitária.

Conclusão:

O enfermeiro gestor, por meio das suas ações e interações com as pessoas, vivencia limites e reconhece possibilidades na estrutura e nos processos da coordenação de assuntos de interesse coletivo no contexto educacional universitário.

Descritores:
Docente De Enfermagem; Educação Em Enfermagem; Universidades; Organização E Administração

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br