Acessibilidade / Reportar erro

Dimensionamento de enfermagem em sala de emergência de um hospital-escola

OBJETIVO

Verificar a adequação dos recursos humanos de enfermagem no serviço de emergência de um hospital universitário e avaliar a associação entre as categorias da classificação de risco com o Sistema de Classificação dos Pacientes de Fugulin.

MÉTODO

Foi realizada a classificação dos pacientes internados na sala de emergência durante 30 dias consecutivos, aplicando-se a metodologia proposta por Gaidzinski para o cálculo de dimensionamento de enfermagem.

RESULTADOS

O cálculo determinou a necessidade de três enfermeiras e quatro técnicos/auxiliares de enfermagem a cada turno de 6 horas. No entanto, estavam disponíveis apenas uma enfermeira e quatro técnicos/auxiliares por plantão. Não houve correlação entre classificação do risco e classificação de cuidado pelo Sistema de Classificação dos Pacientes.

CONCLUSÃO

Foi identificado défice no quadro de profissionais na sala de emergência. A especificidade dessa unidade dificultou o dimensionamento. Para se encontrar a melhor estratégia para fazê-lo, novos estudos devem ser realizados.

Recursos Humanos de Enfermagem; Downsizing Organizacional; Enfermagem em Emergência; Pesquisa em Administração em Enfermagem


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br