Acessibilidade / Reportar erro

Medidas preventivas à lesão por pressão: estrutura das representações sociais da equipe de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Analisar a estrutura das representações sociais sobre as medidas preventivas à lesão por pressão da equipe de enfermagem.

Método:

Pesquisa qualitativa, pautada na abordagem estrutural das Representações Sociais. Foi realizada com 103 profissionais de enfermagem de um hospital especializado utilizando-se a Técnica de Associação Livre de Palavras. Os dados foram submetidos à análise prototípica, e empregou-se duas técnicas de análise da centralidade, de similitude e da dupla negação.

Resultados:

As evocações “cuidado” e “decúbito” compuseram o núcleo central da representação, que se estruturou com base na dimensão imagética da mudança do decúbito, a partir da qual ocorre uma hierarquização das medidas preventivas. O termo “cuidado” remeteu à dimensão normativa da representação como uma responsabilidade da enfermagem, e à dimensão prática, pelas ações preventivas com o emprego de tecnologias.

Conclusão

As dimensões da imagem, normativa e da prática integram a estrutura da representação e orientam a adesão às medidas preventivas.

DESCRITORES
Lesão por Pressão; Segurança do Paciente; Enfermagem; Psicologia Social

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br