Acessibilidade / Reportar erro

Úlceras por pressão em pacientes em cuidados paliativos domiciliares: prevalência e características* * Extraído da dissertação "Úlceras por pressão em pessoas com câncer em cuidados paliativos domiciliares", Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Goiás, 2013. 1 Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil. carolinacmq@gmail.com 2 Professora Adjunta, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil. 3 Professora Titular, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil. 4 Professora da Universidade Alfredo Nasser, Goiânia, GO, Brasil.


Pessoas em cuidados paliativos desenvolvem úlceras por pressão (UPP) à medida que a morte se aproxima, contudo, pouco se sabe sobre a dimensão do problema. Realizou-se um estudo descritivo, transversal e quantitativo, cujos objetivos foram: identificar a prevalência de úlceras por pressão em pessoas com câncer em cuidados paliativos domiciliares, comparar o perfil sociodemográfico e clínico dos pacientes com e sem úlceras por pressão e analisar as características das úlceras encontradas nessas pessoas. A amostra foi constituída por 64 pessoas com câncer avançado, em cuidados paliativos domiciliares, a maioria (75,0%) do sexo masculino. Doze (18,8%) apresentaram de uma a três UPP, totalizando 19 lesões, 89,4% desenvolvidas no domicílio e 47,4% de estágio 3. A presença de UPP foi maior entre aqueles que tinham história de lesão anterior. A UPP é um evento de ocorrência expressiva na população estudada, indicando que medidas preventivas devem ser incluídas na atuação das equipes de cuidados paliativos domiciliares.

Neoplasias; Úlcera por pressão
; Cuidados paliativos
; Enfermagem oncológica
; Assistência domiciliar



Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br