RESUMO
Objetivo:
Analisar os efeitos de uma intervenção educativa, via telefone, sobre a autoeficácia materna ao amamentar.
Método:
Ensaio clínico randomizado controlado incluindo 240 puérperas de um hospital de atenção secundária e que foram randomizadas em dois grupos: controle e intervenção. A intervenção educativa se deu aos sete, 30, 90 e 150 dias pós-parto e foi centrada nos princípios da autoeficácia e entrevista motivacional. A autoeficácia foi medida pela Breastfeeding Self-Efficacy Scale – Short Form. Os dados seguiram a distribuição anormal sendo, portanto, utilizados testes não-paramétricos.
Resultados:
O grupo intervenção obteve maiores medianas de escores de autoeficácia ao amamentar ao longo das três avaliações de desfecho, isso quando comparado ao grupo controle (p < 0,001). Além disso, o grupo intervenção apresentou aumento dos escores de autoeficácia em todos os momentos de acompanhamento, o que evidencia que a intervenção educativa foi capaz não apenas de elevar, mas também manter a confiança da mulher em amamentar o seu filho ao longo do tempo.
Conclusão:
O uso de uma intervenção por telefone centrada nos princípios da autoeficácia e realizada por enfermeiro treinado foi eficaz para promover a confiança materna em amamentar. Registro Brasileiro de Ensaio Clínico: RBR-7m7vc8
DESCRITORES
Aleitamento Materno; Autoeficácia; Enfermagem; Educação em Saúde; Meios de Comunicação; Ensaio Clínico