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Intervenção telefônica para promoção da autoeficácia materna ao amamentar: ensaio clínico randomizado* * Extraído da tese: “Promoção do aleitamento materno a partir de uma intervenção educativa de longa duração mediada por telefone: ensaio clínico randomizado controlado”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, 2017.

RESUMO

Objetivo:

Analisar os efeitos de uma intervenção educativa, via telefone, sobre a autoeficácia materna ao amamentar.

Método:

Ensaio clínico randomizado controlado incluindo 240 puérperas de um hospital de atenção secundária e que foram randomizadas em dois grupos: controle e intervenção. A intervenção educativa se deu aos sete, 30, 90 e 150 dias pós-parto e foi centrada nos princípios da autoeficácia e entrevista motivacional. A autoeficácia foi medida pela Breastfeeding Self-Efficacy Scale – Short Form. Os dados seguiram a distribuição anormal sendo, portanto, utilizados testes não-paramétricos.

Resultados:

O grupo intervenção obteve maiores medianas de escores de autoeficácia ao amamentar ao longo das três avaliações de desfecho, isso quando comparado ao grupo controle (p < 0,001). Além disso, o grupo intervenção apresentou aumento dos escores de autoeficácia em todos os momentos de acompanhamento, o que evidencia que a intervenção educativa foi capaz não apenas de elevar, mas também manter a confiança da mulher em amamentar o seu filho ao longo do tempo.

Conclusão:

O uso de uma intervenção por telefone centrada nos princípios da autoeficácia e realizada por enfermeiro treinado foi eficaz para promover a confiança materna em amamentar. Registro Brasileiro de Ensaio Clínico: RBR-7m7vc8

DESCRITORES
Aleitamento Materno; Autoeficácia; Enfermagem; Educação em Saúde; Meios de Comunicação; Ensaio Clínico

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