Acessibilidade / Reportar erro

Ambiente de prática profissional e estresse no trabalho da enfermagem em unidades neonatais* * Extraído da dissertação: “Ambiente de prática profissional, qualidade do cuidado e estresse no trabalho da equipe de enfermagem em unidades neonatais: análise multidimensional e plano de ação”, Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação, 2018.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o ambiente de prática profissional da enfermagem em unidades neonatais e sua relação com os níveis e as principais fontes de estresse ocupacional.

Método:

Estudo transversal, descritivo, exploratório e correlacional, realizado com profissionais de enfermagem das unidades neonatais de quatro hospitais públicos. Aplicaram-se o questionário sociodemográfico/profissional, Versão Brasileira da Practice Environment Scale e a Escala de Estresse no Trabalho. Na análise, adotaram-se média, desvio padrão e testes qui-quadrado de Pearson, Razão de Verossimilhança e U de Mann Whitney para associação entre variáveis.

Resultados:

Participaram 269 profissionais. O ambiente de prática foi avaliado como favorável por mais da metade da amostra (63,6%), demonstrando associação estatística significante e inversamente proporcional com o estresse ocupacional (p < 0,001). O número insuficiente de profissionais para um cuidado de qualidade foi a maior fonte de estresse para as técnicas de enfermagem, enquanto o trabalho em equipe com médicos foi fator preponderante na avaliação da qualidade do ambiente e do nível de estresse elevado para as enfermeiras.

Conclusão:

Ambientes de prática desfavoráveis aumentam o nível de estresse de profissionais de enfermagem em unidades neonatais, podendo comprometer a segurança do paciente.

DESCRITORES
Enfermagem Neonatal; Ambiente de Trabalho; Estresse Ocupacional; Relações Médico-Enfermeiro; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br