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Impacto da formação educacional dos enfermeiros sobre a comunicação, a inteligência emocional e a empatia

RESUMO

Objetivo:

Determinar o impacto da formação acadêmica do enfermeiro nas suas atitudes voltadas para a comunicação, a inteligência emocional e a empatia.

Método:

Elaboração transversal, na qual foi utilizado um instrumento para medir as atitudes voltadas para a comunicação, outro para a empatia e um último para a inteligência emocional e duas perguntas para analisar a formação dos participantes. Para comprovar o efeito das variáveis estudadas, foram realizadas ANOVA de um fator, correlações de Pearson e modelos de regressão linear múltipla hierárquica.

Resultados:

A amostra de estudo foi de 438 enfermeiras de hospitais de Valência. Existem diferenças nas variáveis estudadas em função da titulação e formação específica recebida, observando menor capacidade empática e inteligência emocional nos graduados e nos de menor formação específica. As correlações mais fortes foram entre os fatores das dimensões de comunicação. A tomada de perspectiva e clareza emocional foram as principais variáveis preditoras nos modelos de regressão.

Conclusão:

A formação acadêmica influi nas variáveis estudadas, portanto, parece necessário elaborar programas educacionais que incidam no ensino dessas habilidades para garantir uma melhor qualidade do serviço.

DESCRITORES:
Educação em Enfermagem; Comunicação em Enfermagem; Inteligência Emocional; Empatia; Relações Enfermeiro-Paciente

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