Acessibilidade / Reportar erro

Jogo Violetas: a perspectiva dos profissionais que participam do enfrentamento da violência contra a mulher* Financial support Financial support from the São Paulo Research Foundation (FAPESP) – Process no. 2017/11960-6. Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) – Finance Code 001.

RESUMO

Objetivo:

Analisar as potencialidades e os limites do jogo Violetas para o enfrentamento da violência contra a mulher, na perspectiva dos profissionais que atuam no atendimento às vítimas.

Método:

Estudo interventivo de abordagem qualitativa. Participaram 30 profissionais das Casas da Mulher Brasileira de Brasília, Campo Grande e Curitiba. A coleta de dados foi realizada durante Oficinas de Trabalho Crítico-emancipatórias. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática com o apoio do software webQDA.

Resultados:

Como potencialidades, os profissionais referiram o design do jogo, a participação colaborativa e a ludicidade como facilitadores do aprendizado, estimulando reflexões sobre a visibilidade da violência, a assistência às mulheres vitimadas e a articulação dos serviços da rede de enfrentamento. Como limitações, foram citados a falta de proximidade com jogos, o entendimento das regras e de algumas questões contidas no jogo.

Conclusão:

O jogo revelou-se como uma estratégia educativa potente para a formação e qualificação dos profissionais envolvidos na rede de enfrentamento.

DESCRIPTORS
Violência contra a Mulher; Jogos Experimentais; Gênero e Saúde; Cuidados de Enfermagem; Educação

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br