Acessibilidade / Reportar erro

O impacto do trabalho para a saúde do profissional de enfermagem* * Extraído da dissertação: “Trabalho de enfermagem: comunicação, prazer e sofrimento”, Universidade Federal da Paraíba, 2018.

Resumo

Objetivo:

Avaliar o impacto do trabalho para a saúde do profissional de enfermagem.

Método:

Trata-se de um estudo transversal e quantitativo, realizado com enfermeiros de um hospital universitário em João Pessoa, Paraíba, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, com uso de um instrumento para obtenção dos dados sociodemográficos e condições de saúde e da Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho.

Resultados:

Participaram 152 enfermeiros. A Vivência de Prazer e os seus domínios foram classificados como satisfatórios, enquanto os Fatores de Sofrimento e seus domínios obtiveram avaliação crítica. Foram observadas associações estatisticamente significativas (p≤0,05) entre os indicadores de prazer e sofrimento e algumas condições de saúde, problemas de saúde e uso de medicamentos.

Conclusão:

Os níveis satisfatórios de prazer apresentaram associação com melhores condições de saúde e níveis críticos de sofrimento foram associados a piores condições de saúde.

Descritores:
Trabalho; Enfermagem; Satisfação no Emprego; Saúde do Trabalhador

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br