Acessibilidade / Reportar erro

Comunicação interprofissional em unidade de emergência: estudo de caso* * Extraído da tese “Produção de sentido da comunicação interprofissional para profissionais de saúde na Unidade de Emergência: estudo de caso”, Universidade Federal da Bahia, 2019.

Comunicación interprofesional en Unidad de Urgencias Hospitalarias: estudio de caso

RESUMO

Objetivo:

Mapear fatores internos e externos em uma unidade de emergência que interferem na prática comunicativa interprofissional.

Método:

Estudo de caso único realizado na unidade de emergência de um hospital geral. Os dados foram coletados por meio de observação participante, análise documental e entrevista semiestruturada, triangulados e submetidos à análise temática, a partir de categorias definidas a priori, baseadas na matriz SWOT.

Resultados:

Participaram 22 profissionais de saúde. Quanto aos pontos fortes e oportunidades, constatou-se que os profissionais compreendem a importância da comunicação como medida de segurança, utilizam a passagem de plantão e a comunicação escrita para compartilhar informações. Porém, a superlotação, a sobrecarga de trabalho, a ausência de padronização de condutas, a inexperiência de profissionais e o déficit no relacionamento interprofissional são fatores dificultadores de uma comunicação efetiva.

Conclusão:

O processo comunicativo interprofissional fragilizado dificulta a interação e o compartilhamento de informações para a tomada de decisões compartilhadas que possibilite a continuidade do cuidado de maneira segura.

DESCRITORES
Comunicação; Serviço Hospitalar de Emergência; Equipe de Assistência ao Paciente; Relações Interprofissionais; Segurança do Paciente

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br