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Papel dos fatores sociodemográficos e da autoeficácia na percepção de apoio social de graduandos de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Analisar o papel dos fatores sociodemográficos e da autoeficácia na percepção de apoio social de estudantes dos anos iniciais da graduação em enfermagem.

Método:

Pesquisa transversal quantitativa, desenvolvida com 121 graduandos dos anos iniciais. Utilizou-se questionário sociodemográfico, a Escala de Autoeficácia no Ensino Superior e a versão abreviada do Questionário de Suporte Social. Foram empreendidos os testes de Correlação de Spearman e de Mann-Whitney por meio de software para análise estatística.

Resultados:

Identificou-se que os estudantes com melhor autoeficácia e que se autodeclararam pretos ou pardos referiram, respectivamente, maior satisfação com o apoio e menor número de apoiadores.

Conclusão:

Considerando que o fator raça/cor influenciou negativamente e a autoeficácia positivamente a percepção de apoio social, recomenda-se que sejam conduzidas estratégias de promoção da saúde mental que perpassem tanto as políticas afirmativas quanto melhorias do processo de ensino-aprendizagem, sobretudo nos primeiros anos do curso de enfermagem.

DESCRITORES
Auto eficácia; Apoio social; Estudantes; Enfermagem; Saúde Mental; Promoção da Saúde

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