Acessibilidade / Reportar erro

Comprometimento e entrincheiramento com a carreira entre enfermeiros da Atenção Primária** Extraído da dissertação: “Comprometimento e entrincheiramento com a carreira de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde”, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2021.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o comprometimento e o entrincheiramento com a carreira entre enfermeiros de serviços da Atenção Primária à Saúde.

Método:

Trata-se de um estudo transversal, realizado em 2018, com enfermeiros da atenção primária de dois municípios paulistas. Foram utilizadas as Escalas de Comprometimento e de Entrincheiramento com a Carreira, validadas no Brasil, e composta por 12 itens cada, que avaliam: identidade, resiliência e planejamento, relacionados ao comprometimento; custos emocionais, investimentos e limitação de alternativas na carreira, referentes ao entrincheiramento.

Resultados:

O escore médio do comprometimento (61,4 pontos) foi maior do que o de entrincheiramento com a carreira (57,8 pontos); o fator identidade obteve nível alto (70,9 pontos); resiliência e planejamento na carreira obtiveram níveis médios (62,5 e 50,8 pontos, respectivamente). O entrincheiramento com a carreira (57,8 pontos) e seus respectivos fatores atingiram níveis médios (investimentos: 57,7 pontos; limitação de alternativas: 58,8 pontos; custos emocionais: 57,0 pontos).

Conclusão:

Os enfermeiros apresentaram predomínio do vínculo de comprometimento com a carreira, pois apresentaram maior vínculo de identificação e relação positiva do que de estagnação com a carreira.

DESCRITORES
Mobilidade Ocupacional; Enfermagem do Trabalho; Ambiente de Trabalho; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br