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Caderneta de Saúde da Criança: experiências dos profissionais da atenção primária à saúde* * Extraído da dissertação "Vivências dos profissionais da atenção primária à saúde com a caderneta de saúde da criança", Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011

Objetivo: Compreender as experiências vividas por profissionais de saúde da atenção primária com a Caderneta de Saúde da Criança no cuidado à saúde infantil. Método: Estudo qualitativo de abordagem fenomenológica do qual participaram enfermeiros e médicos de seis equipes de Saúde da Família de Belo Horizonte, MG. Foram realizadas 12 entrevistas não diretivas, guiadas por duas questões norteadoras. Resultados: A análise compreensiva das falas possibilitou a construção de três categorias que sinalizam as experiências vividas pelos profissionais com a caderneta. As experiências revelaram dificuldades que são derivadas das limitações de conhecimento sobre o instrumento; da não complementaridade na caderneta das ações de diversos profissionais que assistem a criança; dos enfrentamentos cotidianos do processo e da organização do trabalho das equipes; do desinteresse das famílias com o instrumento. Conclusão: A pesquisa aponta caminhos possíveis e necessários para melhorar a utilização da caderneta como instrumento de vigilância integral à saúde da criança.

Saúde da criança; Estratégia Saúde da Família; Assistência Integral à Saúde; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem de Atenção Primária


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