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COMÉRCIO INTERNACIONAL, SALÁRIOS E PRÊMIOS POR QUALIFICAÇÃO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS NO DECÊNIO 2000-2010

RESUMO

O objetivo deste artigo é identificar no Brasil as respostas dos salários e dos prêmios por qualificação ao comércio internacional, determinando os diferentes padrões locais de especialização com dados em nível municipal. O modelo teórico foi desenvolvido por Venables e Limão, os quais sustentam que a distância é variável não neutra na determinação dos padrões comerciais. O modelo empírico foi tomado de Chiquiar e consiste em uma regressão pooled com microdados por mínimos quadrados generalizados factíveis em três etapas. Vieses de seleção e de variáveis omitidas foram avaliados, apoiando-se em Redding e Schott e Oster. Os resultados apontam que as respostas dos salários e prêmios por qualificação ao comércio exterior são heterogêneas, a depender da posição geográfica. O comércio internacional parece contribuir para a redução das desigualdades interregionais no Brasil, mas nas zonas mais distantes, como no Centro-Oeste e Norte, parece intensificar as desigualdades salariais interqualificações. Logo, a redução da desigualdade de rendimentos em função de maior abertura comercial não é homogênea em todas as regiões de um dado país em desenvolvimento. Sendo assim, políticas que disseminem geograficamente os benefícios do comércio internacional no país teriam que considerar a ocorrência dessas respostas regionalmente heterogêneas.

PALAVRAS-CHAVE:
zonas de especialização; preço de insumos; distância; municípios; salários

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