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Validação semântica de tecnologia educacional com cuidadores de crianças e adolescentes em tratamento quimioterápico

RESUMO

Objetivo:

Validar semanticamente uma tecnologia educacional com o cuidador da criança e adolescente em tratamento quimioterápico.

Método:

Estudo metodológico, de abordagem quantitativa, norteado pelo referencial teórico da psicometria, desenvolvido entre março e abril de 2022, com nove cuidadores de crianças e adolescentes em tratamento quimioterápico. A tecnologia educacional é um filme de animação digital sobre o processo de tratamento quimioterápico pediátrico, utilizada como ferramenta para educação em saúde.

Resultados:

Na avaliação da confiabilidade, o Coeficiente de Correlação Intraclasse foi de 0,936 [IC95% 0,868-0,984] com p < 0,05 e alfa de Cronbach de 0,943, demonstrando uma consistência interna satisfatória. Em relação à análise semântica, os domínios relacionados aos objetivos, organização, linguagem, aparência e motivação apresentaram índice de concordância superior a 80%.

Conclusão:

A tecnologia educacional apresentou índices satisfatórios, demonstrando ser um instrumento válido, confiável e importante para ser utilizado pelos cuidadores de crianças e adolescentes em tratamento quimioterápico.

Descritores:
Tecnologia Educacional; Cuidadores; Neoplasias; Criança; Adolescente.

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