Acessibilidade / Reportar erro

Esgotamento psicológico de profissionais de enfermagem que cuidam de pacientes com neoplasias

RESUMO

Objetivo:

Identificar, analisar e compreender as representações sociais dos profissionais de enfermagem sobre a síndrome de burnout.

Método:

Estudo qualitativo com profissionais de enfermagem que atuavam na assistência direta a pacientes oncológicos, conduzido mediante entrevista semiestruturada, com uso da técnica de análise de conteúdo, ancorando as interpretações na teoria das representações sociais.

Resultados:

Participaram sete profissionais; após análise, emergiram duas categorias: “O estresse dos profissionais, a naturalização do sofrimento e estratégias de autocuidado”; e “Ressignificações, aprendizados no setor oncológico e as lacunas da rede”. Predominaram as representações sobre estresse e relação dos profissionais com o cotidiano da prática.

Considerações finais:

Os profissionais de enfermagem representaram socialmente a síndrome de burnout como estresse e fizeram reflexões importantes sobre a temática no contexto de trabalho cotidiano. Conceitos que determinam o comportamento dos profissionais foram percebidos enquanto mecanismos de enfrentamento. Na visão desse grupo social, a espiritualidade revelou-se como estratégia terapêutica.

Descritores:
Esgotamento Psicológico; Profissionais de Enfermagem; Neoplasias; Saúde Mental; Adaptação Psicológica

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br