Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados às competências do cuidador informal na assistência domiciliar

RESUMO

Objetivo:

Identificar os fatores associados às competências cognitivas, emocionais, psicomotoras e relacionais do cuidador informal na assistência domiciliar.

Métodos:

Estudo transversal, realizado com amostra de 216 cuidadores informais, residentes em município do estado do Paraná. A coleta de dados ocorreu entre fevereiro e julho de 2019, com instrumento desenvolvido e validado para avaliação das competências do cuidador informal. Utilizou-se análise descritiva e inferencial para tratamento das variáveis.

Resultados:

Os fatores associados a maior competência do cuidador informal foram sexo feminino, ter capacitação e mais de cinco anos em assistência domiciliar. A menor competência foi observada nos cuidadores que apresentavam problema de saúde e pertenciam aos menores extratos do poder de compra familiar. Os participantes tiveram menores índices na competência psicomotora e obtiveram melhores resultados na cognitiva.

Conclusão:

Identificou-se que mulheres com experiência no cuidado tiveram maiores níveis de competência para realizar uma assistência de qualidade no domicílio.

Descritores:
CUIDADORES; FAMíLIA; ASSISTêNCIA DOMICILIAR; COMPETêNCIA CLíNICA; ESTADO FUNCIONAL

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br