Acessibilidade / Reportar erro

Transtornos mentais comuns em pacientes transplantados com células-tronco hematopoéticas: revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

mapear os transtornos mentais comuns recorrentes em pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoéticas.

Métodos:

trata-se de revisão de escopo realizada em janeiro de 2022 em bases de dados eletrônicas e repositórios de dissertações e tese. Foram incluídas publicações que respondessem à questão de pesquisa, atendessem ao objetivo do estudo e que estivessem disponíveis na íntegra em meio eletrônico, em qualquer idioma.

Resultados:

a amostra foi composta por 28 estudos, dos quais 14 foram publicados nos Estados Unidos da América. Os transtornos mentais comuns encontrados foram os transtornos depressivos, de ansiedade, estresse pós-traumático e de humor. Foram citados 20 sintomas, entre os mais prevalentes estão a fadiga e distúrbios do sono/insônia.

Conclusões:

evidenciaram-se a dificuldade e a importância de realizar o diagnóstico diferencial desses transtornos, uma vez que seus sintomas podem ser confundidos com outros problemas de saúde e têm forte potencial para interferir na evolução do paciente.

Descritores:
Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas; Transplante de Medula Óssea; Transtornos Mentais; Saúde Mental; Revisão

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br